Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Relatório de atividades 2020

Relatório de atividades 2020

Durante o ano de 2020 foram realizados 49 atendimentos a pesquisadores da UEIM por meio remoto. Destas solicitações, 47 foram plenamente atendidas e 2 dependem ainda de acesso presencial dos pesquisadores para sua finalização. Essa particularidade se dá pela especificidade da pesquisa em si, que necessita da exploração física do acervo para sua compreensão da dimensionalidade do mesmo, e pelo fato de que alguns livros são muito antigos e difíceis de digitalizar, inviabilizando o acesso remoto.

Também foram realizadas 17 consultorias de forma remota, auxiliando pesquisadores, docentes e membros da comunidade externa, discutindo em alguns casos a possibilidade de estabelecimento de parcerias com pesquisadores, docentes e empresas privadas para o desenvolvimento de produtos e também para o compartilhamento de informações.

O bibliotecário da UEIM, Ricardo Biscalchin, participou de uma live sobre a pandemia e o trabalho remoto com dois colegas bibliotecários, comentando sobre esse momento ímpar e as atividades que estão sendo desenvolvidas pela equipe da UEIM.

Está sendo organizada uma exposição fotográfica sobre a UFSCar, que neste ano completou 50 anos desde sua fundação. Esta exposição será composta com fotos da década de 70 pertencentes ao acervo da UEIM, e com fotos atuais da universidade e seus espaços.

Também foram gerenciados o site e as redes sociais da UEIM, mantendo constante comunicação com os pesquisadores.

Em todo o período, foram realizadas reuniões semanais com toda a equipe da UEIM, para acompanhamento das diretrizes e normativas institucionais, de modo a discutirmos sobre as atividades a serem desenvolvidas na unidade.