Você está aqui: Página Inicial / Coleções / Coleção Emília Viotti da Costa

Coleção Emília Viotti da Costa

A “Coleção Emília Viotti da Costa" é formada majoritariamente por um conjunto de obras sobre a ciência da história. Os temas tratados são os mais variados: história de Portugal, história da Idade Média, história da França e, especificamente, da Revolução Francesa, história da burguesia e das classes sociais, história da Antiguidade Clássica, história da América, história do cristianismo, história da literatura, teorias socialistas e revolução industrial, além de geografia, sociologia, filosofia, política, religião e música.

Emília Viotti da Costa cursou desde a graduação, concluída em 1954, até o doutorado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, ascendendo depois à condição de professora da própria Faculdade, Emília Viotti produziu dois estudos que se transformaram em obras clássicas da historiografia brasileira: “Da senzala à colônia” e “Da monarquia à república: momentos decisivos”. No final da década de 1990, recebeu da USP o título de professora emérita. 

A coleção é composta por 387 livros, 8 títulos de periódicos, 27 fascículos, 2 separatas e 9 folhetos. Temas: História e Sociologia.

O inventário (PDF) já está disponível online. Para acesso clique aqui.

Coleção Emília Viotti da Costa