Você está aqui: Página Inicial / Exposições / Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagem e afeto

Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagem e afeto

A exposição "Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagens e afeto", comemorativa aos 45 anos da Universidade, será aberta na terça-feira, 10 de novembro, às 9h, na sala da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizada no interior do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas), área sul da UFSCar.

Resultado de um projeto de extensão apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a exposição traz fotografias do acervo da UEIM que retratam a década de 1970, primeiros anos da Universidade. São situações cotidianas, como aulas, pesquisas, comemorações e rotinas de trabalho que foram registradas por um fotógrafo profissional. O autor do projeto, Ricardo Biscalchin, também bibliotecário da UEIM, disse que aproximadamente 100 fotos, de alta qualidade e em bom estado de conservação, foram selecionadas dentre 600 e digitalizadas.

Servidores, docentes e ex-alunos que vivenciaram a Universidade naquela época foram convidados a dar um depoimento gravado em vídeo. As informações prestadas pelos que aceitaram colaborar com o projeto permitiram à equipe da UEIM identificar algumas pessoas e situações retratadas nas fotos. Os depoimentos também tentaram captar a memória que essas pessoas preservam da Universidade recém-criada e os sentimentos que manifestam quanto àquele período.

A exposição traz, além das fotos da época, um breve vídeo editado com alguns dos depoimentos, que os visitantes poderão assistir. A coordenadora do projeto e da UEIM, profª. Rejane C. Rocha, informou que a exposição irá até o dia 27 de novembro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 14 às 18h.

Para saber mais sobre a exposição Memória da UFSCar no acervo da UEIM: imagem e afeto acesse http://ueimcech.wix.com/memoriaufscar.