Você está aqui: Página Inicial / Sobre

Sobre

Criada em 1998, a UEIM - Unidade Especial de Informação e Memória - é subordinada ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A UEIM originou-se do antigo Arquivo de História Contemporânea, criado no final dos anos 1970, com o fim de desenvolver atividades de conservação da memória histórica e cultural regional e nacional.

A unidade abriga importante coleção de documentos privados e públicos, mapas e plantas históricas, cartazes, folders, folhetos, almanaques, fotografias, obras de arte e de artesanato, filmes, microfilmes, discos de vinil, partituras, coleções de periódicos, além de cerca de 40 mil livros.

O conjunto documental da UEIM é composto por diversas coleções, como o Fundo Carlos Leôncio “Nhonhô” Magalhães, a Coleção Thereza Santos, o Arquivo Ana Lagoa e o acervo do Núcleo Interdisciplinar Literatura e Sociedade (NILS). A documentação e o acervo bibliográfico da UEIM referem-se a diversos temas como: economia cafeeira paulista, urbanização da cidade de São Paulo, ferrovias paulistas, eletrificação do Estado de São Paulo, história afro-brasileira, história de São Carlos, mídia, feminismo, teatro, cinema, cultura, período militar brasileiro e literatura brasileira contemporânea.

Com a ajuda do Programa de Apoio a Arquivos e Bibliotecas da América Latina da Universidade de Harvard, patrocinado pela Andrew W. Mellow Foundation, a UEIM abrigou em condições técnicas adequadas o Fundo “Nhonhô”. Com seus 1300 metros lineares de material, a UEIM ocupa uma área de 380 metros quadrados no prédio do CECH na área sul do campus da UFSCar em São Carlos, SP, a 240 km de São Paulo, capital.

O acervo e as exposições estão abertos aos público em geral.