ANO 2000 - Em Defesa da Honra
Autoria: Sueann Caulfield
Editora: UNICAMP
Título: Em defesa da honra
Cronologia: 2000
Dimensões: 20.83 x 14.22 x 1.78 cm
Acervo: MMS C327d
A cronologia de ‘’Em defesa da Honra" foi um motivo de debate no processo de curadoria desta exposição. Publicado em 2000, o ensaio investiga a moral sexual vigente no Rio de Janeiro nos anos 1918 a 1940. Cabe aqui então a questão: seria essa abordagem da mulher relativa ao início do século XX? Ou trata-se de um olhar de análise histórico, mas com a inevitável visão correspondente ao ano de publicação de 2000, especialmente considerando o contexto de trabalho acadêmico publicado pela editora UNICAMP.
Independente da resposta, Sueann Caulfield, retomando o pensamento do início do século, aborda o fetichismo específico dos homens brasileiros, que matam e morrem por mulheres que nunca tiveram envolvimento sexual (ou seja, ‘virgens’). A autora traça, inclusive, uma comparação com os homens da europa, que, na época analisada, não mais consideravam esse fator como inegociavelmente importante.
Caulfield analisa várias áreas, desde contextos históricos sociais a textos jurídicos, na intenção de ilustrar os pensamentos do início do século, e como tudo, inevitavelmente, se relacionava à ‘’honra sexual". Além disso, explica que essa obsessão pela honra sexual expandia o assédio sexual, e como, posteriormente, as regras penais passaram a funcionar para trazer justiça para as mulheres vitimas desse tipo de crime.