ANOS 1955 A 1960 - Revista Grande Hotel

20230811_163452.jpg

Autoria: diversos autores

Editora: Vecchi

Título: Grande Hotel

Cronologia: 1955 a 1960

Dimensões: 32.5 x 23 x 0.5 cm

Acervo: GRA; Tombo 574; 11, (500) Fev 1957

          Fundada em 1947 pelo imigrante italiano Arthuro Vecchi, no Brasil, as revistas mensais "Grande Hotel" são majoritariamente compostas por histórias de romance - destaque para as "fotonovelas", bastante populares nos anos 1950 - e dicas sobre beleza. Ao contrário de outra revista da época, a ‘Magazine Digest’, as revistas Grande Hotel tem como característica grandes imagens, relativamente pouco texto, e são impressas em papel monocromático, com alguns destaques coloridos.

          Claramente destinadas ao que seria considerado como "público feminino" na época, é bastante notável a imensa associação de todo o conteúdo com os Estados Unidos, apesar de originalmente publicada no Brasil: os personagens das histórias e as imagens da revista são exclusivamente de pessoas brancas, com costumes típicos da cultura estadunidense, personagens com nomes estrangeiros, e padrões de beleza só amplamente possíveis nos EUA - seja devido a cor da pele ou à textura do cabelo. De uma maneira um tanto bizarra, até mesmo a paleta de cores das capas das várias edições da revista remetem às cores da bandeira dos Estados Unidos. 

          Além disso, mulheres também são permanentemente associadas à fragilidade, ao sentimentalismo, à busca pela beleza física e às tarefas do lar, seja através dos enredos das fotonovelas - em que casamento e família são as bases para as histórias - seja nos anúncios espalhados - de utensílios de cozinha, roupas, maquiagem -  seja na observação de que, em todas as capas da revista, a figura da mulher é necessariamente acompanhada por um homem.

Acesse a galeria Grande Hotel aqui!