Fantasma na UEIM?

Durante o semestre 2022/2, como projeto do Laboratório 8, ênfase em Meios e Materiais, realizado em parceria com a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), foi desenvolvida uma história de horror para divulgação do uso do espaço da entidade.

Projeto: creepypastaDurante o semestre 2022/2, como projeto do Laboratório 8, ênfase em Meios e Materiais, realizado em parceria com a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), foi desenvolvida uma história de horror para divulgação do uso do espaço da entidade. Os autores, J. Victor Messias e Bruna Laísa, desse modo, utilizaram histórias de fantasmas que correm pelos corredores do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) para escrever uma narrativa fictícia em um formato típico do ambiente digital, a creepypasta.

O gênero digital “creepypasta” recebe este nome a partir de um tipo de texto típico de fóruns, o “copypaste”, sendo uma brincadeira entre esse tipo de texto e a palavra “creepy” (algo como “medonho”, em inglês). O copypaste é um texto característico cujo autoria é transitória para quem se apropria do texto, foi muito comum na época das correntes de e-mails e amplamente utilizados até o ano de 2010, sendo, atualmente, utilizados como uma forma de “meme”. As creepypastas são um tipo de copypaste, porém, voltados em muito para o universo do horror. Um exemplo recente que ganhou grande repercussão foi o caso da “Momo”. Mas a ideia da dupla de alunos não foi exatamente essa.

Projeto: creepypastaA partir da história de dois supostos fantasmas, J. Victor Messias e Bruna Laísa, criaram uma narrativa em que aspectos procedimentais da entidade como o porquê do uso de luvas e máscara, como agendar uma visita e o que não fazer dentro do acervo, ao mesmo tempo em que divulgavam a parceria da UEIM com os laboratórios e apresentavam uma história de horror.

Desse projeto, nasceu a creepypasta em 4 partes, intitulada “Desenterrado do Acervo”, no fórum criado para divulgação deste projeto, CreepySanca.

, através da plataforma Reddit. A divulgação da história se deu por anexação de QR Codes em folhas espalhadas pelos principais pontos da UFSCar, tentativa de contato com a página “spotted” da UFSCar e criadores de conteúdo de horror e uma instalação com o “ritual” feito na história para descobrir a história dos fantasmas.

Acesse o site www.reddit.com/r/CreepySanca para descobrir mais detalhes e segredos desse projeto através da creepypasta.