Projeto Janelas de Memória

O Projeto Janelas foi realizado em 2015 no laboratório 8, matéria obrigatória no curso de linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O laboratório visa uma dinâmica mais prática na aprendizagem dos alunos que estão no último ano do curso. O projeto foi um dos primeiros a serem elaborados em conjunto com a Unidade de Informação e Memória (UEIM), também da UFSCar, onde se visava a publicização do espaço para toda a comunidade acadêmica.

A visão inicial que se teve era de que janelas são espaços de observação, onde podemos analisar e visualizar aquilo que está conservado em determinado espaço ou momento. Dessa forma, a abertura de uma nova janela significa a verificação de novos horizontes, de novas perspectivas e fontes de conhecimento.

Os alunos responsáveis pelo projeto trouxeram a abordagem em forma de site, criando um blog onde diversas imagens de janelas foram posicionadas e que permitiam a abertura, por meio do click, de um novo conhecimento ao visitante.
Foram disponibilizadas dez janelas diferentes, cada uma com suas próprias características e informações. O click pode direcionar a textos e vídeos idealizados na época do projeto.

O projeto foi elaborado, sob a orientação da Professora Doutora Luciana Salazar Salgado, pelos então discentes Camila Martins, Carla Chuman, Daniela Fernandes, Eld Johonny, Eric Costa, Julia Mascarelli, Letícia Silveira, Lorena dos Santos, Marina Delege, Pedro Pinto e Victor Sigol. Apesar do projeto, neste laboratório também se iniciou a criação de redes sociais para a unidade, onde se tinha o objetivo de ampliar a divulgação do acervo e das coleções localizadas neste espaço.

Para poder verificar o trabalho realizado neste projeto ainda é possível conseguir acesso ao site através do link:  janelasueim.wixsite.com/ueim.

Disciplina Lab 8 - 2015