Site da UEIM de cara nova!

A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) teve seu conteúdo informativo renovado e o site atualizado para nova versão. A renovação do site teve início no projeto “Renovação do site UEIM” elaborado e desenvolvido por estudantes do curso de Bacharelado em Linguística da UFSCar em disciplina prática obrigatória do curso (Laboratório) ministrada pelo Professor Lucas Vinicio de Carvalho Maciel - docente do Departamento de Letras (DL/UFSCar).

O projeto de renovação do site foi produzido ao longo do semestre letivo de 2022/2, contando com a participação de 16 estudantes do curso: Amarildo Rodrigues da Silva Júnior, Ana Carolina de Sousa Araújo, Beatriz Coelho Duarte, Bruna Roje Sanches, Carolina Peternela Colosso, Evelisie Alves, Gabriella Campos Ferreira, Gustavo Ventura de Moura Dias, José Carlos Alves Junior, José Victor Rodrigues de Andrade Messias, Malik Asbahr Nasser, Mariana da Silva Correa dos Santos, Matheus Guilherme Lazarini, Rodrigo Zanin, Vinícius Félix dos Santos e Vinícius dos Santos Ribeiro. E foi produzido em etapas:

• Revisão dos conteúdos do site;
  • Elaboração da estética da nova versão;
  • Produção de material midiático para suporte do site;
  • Produção de um blog de notícias da UEIM;

Realização de pesquisas no acervo da Unidade para concepção dos conteúdos atualizados no site eletrônico.
Dentre as várias coleções da UEIM encontram-se a Coleção Eduardo de Oliveira e Oliveira, o Fundo Carlos Leôncio Magalhães (Nhonhô Magalhães), as Coleções de João Penteado e a Coleção Thereza Santos, que receberam destaque na produção do projeto dos estudantes e podem ser conferidos no site. Além das coleções, um dos grandes destaques desse projeto foram as produções midiáticas com as imagens e o vídeo produzidos pelo Rodrigo Zanin, que mostram o espaço físico e coleções da UEIM.

O trabalho da disciplina de Laboratório do curso de Linguística em colaboração com a UEIM tem tradição vigente nos planos de ensino ofertados pela Professora Luciana Salazar Salgado - docente do Departamento de Letras (DL/UFSCar) -, que em outras ofertas supervisionou projetos como o Escape Room “A máscara de Édna Moura” (2022) e Janelas de Memória”(2015). Colaborações como essas estão previstas no propósito da UEIM, que tem por finalidade, também, o incentivo e suporte a estudos e pesquisas realizadas pela comunidade interna e externa à UFSCar, sendo visitada por pesquisadores da própria universidade e também de outras instituições nacionais e do exterior, que apreciam as notáveis coleções da UEIM, que vão desde livros, revistas, jornais e folhetos, até coleções de esculturas, mapas e discos de vinil.

Todas as informações sobre a UEIM e agendamento de visita presencial ao seu acervo podem ser conferidas no novo site. Siga também a UEIM em suas redes sociais, Instagram , Facebook e YouTube , para acompanhar as exposições e projetos que ocorrem na Unidade.

Venha vasculhar o site para conhecer um pouco mais da UEIM e das suas coleções!

Equipe Projeto: Renovação Site UEIM  Equipe Projeto: Renovação Site UEIM  Equipe Projeto: Renovação Site UEIM

Projeto Renovação do Site UEIM - Ícone do projeto