Desenterrado do Acervo
“Precisei criar este e-mail para trabalhar melhor com as coisas que têm acontecido. Talvez alguém possa me ajudar, não sei. Só preciso por pra fora sem levantar muitas suspeitas, sem deixar muitos rastros... Tudo começou em meados do ano passado, quando precisei caminhar um pouco para espairecer. Essa é uma das várias crises que as pessoas passam na vida, sabe? Meia idade, “Vou me formar, e agora?” e, no caso, a minha é: "Será que devo continuar com meu objeto de pesquisa?". Já se passaram dois anos de doutorado, então não é uma resposta muito fácil... Quando isso começa a me consumir, saio de casa e caminho pela universidade. Foi numa dessas saídas que tudo começou.”
A proposta desta vez foi a criação de uma história intrigante, misturando o contexto da UEIM. A Creepypasta "Desenterrado do Acervo" narra a aventura fictícia de uma doutoranda de linguística que, em uma visita ao prédio do CECH, se depara com possíveis fantasmas, que aparecem em formato de enigmas linguísticos. Através de e-mails, a protagonista relata o que está acontecendo, quais são suas hipóteses, fazendo o leitor acompanhar cada passo que ela dá para desvendar o mistério. O enredo prende o leitor do começo ao fim, tendo as coleções do acervo da UEIM como base para a história.
Mas, o que é Creepypasta?
É um gênero narrativo de terror digital, que se tornou bastante popular. Há várias histórias bem famosas que advém desse modo de propagação via internet. A Creepypasta pode ser divulgada em fóruns de redes sociais, criando a possibilidade dos leitores interagirem com o autor, interferindo no andamento do enredo. Torna-se algo dinâmico e divertido.
"Enigmas linguísticos" feitos no chão da UFSCar
Cartazes do projeto
O enredo está dividido em 4 capítulos:
- Desenterrado do Acervo
- Fantasmas e bruxas amam segredos
- Ganho uma aula surpresa
- Enfim faço um ritual
Cada parte está disponível no fórum do reddit chamado CreepySanca. O autor do projeto é J. Victor Messias, estudante de linguística e participante do laboratório. Mas, quem “fala” pela personagem é Serpent dEmiurga, um pseudônimo criado pelo autor.
Para ler "Desenterrado do acervo", clique aqui para abrir o fórum do reddit.