O que a UEIM desenvolve?

A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) localiza-se no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - São Carlos). A UEIM é uma unidade interessante para finalidades diversas, como as de ensino e pesquisa. Essas atividades podem ser realizadas tanto pelo público interno, alunos e docentes, quanto pelo público externo, escolas, jornalistas e demais pessoas interessadas no acervo e/ou no espaço. Como, por exemplo:

Desenvolvimento de exposições

As exposições podem ser tanto relacionadas com o acervo da unidade quanto com elementos externos. Ricardo Biscalchin, o coordenador técnico, relata que já ocorreu uma exposição de boletins escolares na unidade. Mas o acervo conta com um grande número de material diverso pronto para ser selecionado e organizado em uma temática interessante.

Parcerias para projetos de ensino e pesquisa

Na UEIM é possível os professores fazerem parcerias para o desenvolvimento de suas disciplinas. Desde 2017, a Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado (UFSCar) realiza laboratórios de diferentes ênfases em conjunto com a unidade, assim os alunos do curso de Bacharelado em Linguística, a partir de propostas de projeto acordadas entre a professora e o coordenador técnico, podem explorar o acervo e desenvolver habilidades de pesquisa que podem ser usadas futuramente em suas carreiras.
No segundo semestre de 2022, os alunos do Laboratório 8, ênfase de Meios e Materiais Instrucionais, através das propostas do Prof. Dr. Lucas Vinício Maciel (UFSCar), realizaram três projetos distintos: a continuação do projeto de Escape Room, iniciado pela professora Luciana em semestre anterior; a atualização das redes de divulgação da UEIM; e a criação de uma creepypasta para mostrar os procedimentos da unidade, divulgada por meio de Alternate Reality Games (ARGS) pelo campus.

Equipe Projeto: Renovação Site UEIM     Laboratório 7 de Linguística (2022)     Equipe Projeto: Renovação Site UEIM

Uso dos espaços para estudo e encontro de grupos

A UEIM conta com espaços modestos e confortáveis para se estudar ou se reunir. Mas recomenda-se entrar em contato com o coordenador técnico para agendar e acordar esses usos. Algumas salas precisam ser reservadas, outros espaços, dependendo da atividade, precisam ser agendados para não interferir com atividades concomitantes. Por exemplo, um grupo entre 10 e 15 pessoas pode usar o espaço intermediário entre as salas, porém, caso pesquisas estejam acontecendo, esse grupo precisa evitar conversas altas para não prejudicar o andamento da pesquisa alheia, ou até mesmo eventos de defesa de teses que também acontecem na unidade.

AUDITORIO

Fotografia Auditório UEIM por: Rodrigo Zanin

Estágios

Atualmente a UEIM não tem bolsas a oferecer na modalidade de estágio para estudantes do Departamento de Letras (DL), mas isso não impede a possibilidade de organizar, mediante solicitação prévia, para que em semestres seguintes sejam abertas vagas para estágio. Concomitantemente, a UEIM comporta 20 pessoas trabalhando pelo espaço nas mais diversas tarefas. Há também demanda de trabalho remoto, além da organização do acervo, pesquisa para projetos e acompanhamento de visitantes.
Como dito, no entanto, é preciso que isso seja devidamente planejado por motivos burocráticos. A UFSCar precisa oferecer seguro de vida entre outras documentos necessários para esse tipo de serviço na unidade, o que leva algum tempo entre solicitação e implementação. Caso tenha interesse, entre em contato!

A UEIM está de portas abertas para propostas de projetos, solicitação de uso dos espaços e visitação, basta agendar através do e-mail: ricardob@ufscar.br. O coordenador técnico irá avaliar junto com você quais as demandas e necessidades para realizar essas atividades.

SALA DE EXPOSIÇÕES

Fotografia sala de exposições por: Rodrigo Zanin